Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
PRESBIOPIA, VOCÊ SABE O QUE É ESTA DOENÇA OCULAR?

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

VOCÊ SABE O QUE É PRESBIOPIA?

presbiopia

Popularmente conhecida como “vista cansada” , a presbiopia caracteriza-se por uma alteração da visão que está associada ao envelhecimento do olho. Como resultado, surge a dificuldade progressiva para focar nitidamente nos objetos que estão perto. Isso é resultado da imagem formada atrás da retina e não na retina, como seria o normal. 

Esta anomalia é um tipo de erro refrativo que costuma surgir a partir dos 40 anos, manifestando-se em sintomas como dificuldade para ler, por exemplo. O esforço de acomodação da visão, causado pela presbiopia, pode originar cansaço ou fadiga ocular. De acordo com especialistas, para a maioria das pessoas, a presbiopia progride até os 65 anos de idade, quando o cristalino zera sua capacidade de alternar o foco para perto e longe.

presbiopia

Um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que, nos países em desenvolvimento como o Brasil, a falta de correção da presbiopia é  a causa mais comum de deficiência entre pessoas economicamente ativas. São cerca de 50 milhões de brasileiros com este erro refrativo.

QUAIS SÃO AS  POSSÍVEIS CAUSAS DA PRESBIOPIA?

Embora não haja consenso sobre as causas da presbiopia, evidências mostram que a perda de elasticidade, o maior enrijecimento  do cristalino, seja a mais provável para o problema. O cristalino é uma estrutura do olho responsável pelo foco; assim, quanto menos flexível fica, maior a dificuldade para mudar de forma e focar as imagens corretamente. 

COMO IDENTIFICAR OS SINAIS DA “VISTA CANSADA”?

vista cansada

Os sintomas de presbiopia surgem, normalmente, entre os 40 e os 50 anos de idade. Contudo, podem acontecer numa idade mais precoce. As dificuldades do olho em focar objetos mais próximos incluem:

  • Visão desfocada de perto ou à distância normal de leitura;
  • Dificuldade em ler letras pequenas de perto;
  • Dificuldade em ver com pouca luz;
  • Tendência para segurar no material de leitura mais longe para conseguir ler;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço nos olhos;
  • Ardor nos olhos ao tentar ler;
  • Sensação de pálpebras pesadas;
  • Manchas na visão de perto e visão turva, momentaneamente, quando existe transição entre as visões de perto e de longe.

COMO É O TRATAMENTO PARA A PRESBIOPIA? 

O tratamento da presbiopia visa corrigir o erro refrativo de perto com a indicação do uso de óculos com lentes que podem ser simples, bifocais, trifocais ou progressivas ou lentes de contato. Da mesma forma, também é possível efetuar tratamento cirúrgico por laser com a colocação de lentes intra-oculares monofocais, multifocais ou acomodativas. 

EXISTE ALGUM COLÍRIO PARA TRATAR A PRESBIOPIA?

Além desses tratamentos convencionais, recentemente um estudo realizado pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia), demonstrou que um colírio PRX seria capaz de corrigir a presbiopia. Entretanto, a medicação ainda está em fase de teste e não foi aprovada pelo FDA, a agência reguladora americana de medicamentos, similar à ANVISA no Brasil. 

colírio

Nos estudos, participaram 58 pacientes entre 48 e 63 anos de idade. Como resultado imediato, verificou-se que o colírio atua no músculo constritor da pupila, melhorando a visão de perto, sem prejudicar a de  longe. No entanto, há de se ter cautela, pois os participantes relataram, além de irritação ocular, o escurecimento da visão causado pela contração da pupila logo após a instilação. Em seguida, 47,2% apresentaram três linhas de melhora na visão de perto e 91,7% melhoraram em pelo menos duas linhas. Os efeitos, como resultado, duraram até 7 horas em metade dos olhos. 

Medicações anteriores, com ação semelhante, provocavam uma série de efeitos colaterais indesejáveis como espasmo acomodativo, dores de cabeça, dor na sobrancelha, inflamações dentro dos olhos, entre outros. Ou seja, ainda é preciso aguardar resultados mais significativos para que o colírio possa ser prescrito para uso geral.  

AUMENTO DOS CASOS DE PRESBIOPIA COM O TRABALHO REMOTO 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid-19 (PNAD) do IBGE, na pandemia, o trabalho remoto passou de 3% para 12% entre brasileiros com carteira assinada. Esta nova modalidade, além de estar levando pessoas ao esgotamento crônico, conhecido por Síndrome de Burnout, também tem aumentado os problemas oculares, entre eles, a presbiopia.

De acordo com especialistas, o olho é o órgão mais afetado pelo trabalho online. Isso  se deve ao fato de que a variação de luminosidade proveniente das telas sobrecarrega a musculatura que regula a entrada de luz até a retina, nervo óptico e cérebro onde se formam as imagens.

Embora atinja também os jovens, a incidência da síndrome da visão no computador é maior para adultos a partir dos 40 anos; em torno de 90%  . O aumento é causado pela presbiopia decorrente da perda de flexibilidade do cristalino para alternar a focalização das imagens próximas e distantes. 

home office

Entre as indicações, a partir desta idade, além de colírio lubrificante, está o uso de óculos com lentes especiais para meia distância que melhoram o desempenho nas atividades online. Por outro lado, a partir dos 50 anos, a sugestão é a de que as telas sejam calibradas com o máximo contraste. Ao passo que, aos 60 anos, precisa-se de maior iluminação ambiental para usar telas eletrônicas.

PREVENÇÃO  PARA EVITAR DESCONFORTO OCULAR DURANTE HOME OFFICE

  • Desvie os olhos da tela a cada 10 minutos para um ponto distante;
  • Pisque voluntariamente;
  • A cada 20 minutos, olhe para um ponto distante por 20 segundos;
  • Posicione a tela 20 graus abaixo da linha dos olhos;
  • Reduza o brilho e aumente o contraste da tela;
  • Mantenha a distância de 60 cm entre a tela e os olhos;
  • Evite excesso e iluminação direta. 

E o mais importante, ao sentir qualquer dificuldade para enxergar, com certeza marque uma consulta com o oftalmologista. Ele é o profissional capaz de diagnosticar os principais problemas de visão e como eles podem ser tratados.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp