Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
VISÃO - UM SENTIDO IMPORTANTE PARA O SER HUMANO

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

VISÃO – UM DOS SENTIDOS MAIS IMPORTANTES PARA O SER HUMANO

idoso fazendo exames de visão

Não há dúvidas sobre a visão ser um sentido extremamente importante para todos nós. Afinal, é ela que nos possibilita enxergar o mundo com todas as suas cores e belezas. Quem nunca ouviu o ditado “Os olhos são a janela da alma”? Por isso, estar atento à saúde ocular é primordial para nossa qualidade de vida. 

Ocorre, entretanto, que nem sempre nossa visão está saudável e, se queremos captar todas as mensagens ao nosso redor, cuidar da saúde dos olhos é extremamente importante; requer atenção cotidiana. Mais ainda numa época que está tomada por fatores capazes de prejudicá-los, como o uso excessivo de telas.

A visão é o nosso bem mais precioso. Por isso, visitar anualmente o oftalmologista deve fazer parte da nossa rotina. Grande parte das doenças oculares que podem levar à cegueira não gera sintomas iniciais e, se identificadas a tempo, com tratamento precoce é possível reverter ou ao menos minimizar o problema. E o caso da catarata, por exemplo, patologia que ainda gera muitas dúvidas para as pessoas.

DÚVIDAS SOBRE A CATARATA  –  COMO ELA AFETA A VISÃO?  

O que é Catarata?  

A catarata é uma doença ocular que causa a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos que é responsável pela focalização das imagens. Por seus sintomas serem silenciosos e lentos, ela vai diminuindo gradualmente a acuidade visual e pode levar à cegueira reversível.  O que reforça a necessidade de visitas regulares ao oftalmologista.

Casal de idade feliz e com visão saudável

Quando se deve operar a catarata?

Apesar de algumas pessoas acreditarem ser necessário esperar pelo “amadurecimento” da catarata para recorrer à cirurgia, isso já não é mais preciso. Com o desenvolvimento de técnicas modernas, seguras e minimamente invasivas, já é possível operar a catarata ainda que em seus estágios iniciais e recuperar a visão.

Por que não é necessário esperar que a doença se torne avançada para tratá-la?

Conforme a resposta anterior, já não é preciso esperar que a visão fique prejudicada pela catarata para se recorrer à cirurgia. Normalmente, após uma perda de 20 a 30% da acuidade visual pode-se considerar a remoção da catarata por meio de procedimento cirúrgico. Em alguns casos, porém, isso até pode ser feito antes.

Qual a finalidade da cirurgia?

A cirurgia tem como objetivo remover o cristalino que ficou opacificado e substituí-lo por uma Lente Intraocular (LIO), que permanecerá indeterminadamente dentro do olho do paciente. Além disso, com este procedimento, o paciente também pode diminuir ou ainda eliminar a dependência do uso de óculos para outros erros refrativos, como a miopia, por exemplo, e restabelecer a visão.

Visão turvada por catarata

Como é realizada a cirurgia?

O procedimento cirúrgico é conhecido como Facoemulsificação Ultrassônica com implante de Lente Intraocular. Ela é realizada por meio de uma microincisão em que  a catarata é fragmentada e aspirada para ser substituída por uma lente intraocular. Entretanto, não há necessidade de internação hospitalar, a cirurgia pode ser feita em ambulatório. A cirurgia é indolor e com baixos índices de complicações. O tempo de duração fica em torno de 10 minutos, sob anestesia tópica (colírio anestésico) e sedação leve. O paciente recebe alta imediatamente após a mesma.

Quem pode fazer essa cirurgia de visão? Existe idade mínima?

Qualquer paciente está apto a realizá-la, desde que algumas comorbidades, como hipertensão arterial e diabetes estejam controladas. Por isso, antes de tudo, o oftalmologista solicita alguns exames clínicos e oftalmológicos para verificar se está tudo ok com a saúde do paciente.

Também não existe idade mínima ou máxima para a cirurgia de catarata, visto que ela pode afetar pessoas de todas as idades, ainda que a maior parte das incidências se deem com idosos. Vale destacar que até mesmo recém-nascidos que apresentam catarata congênita podem ser submetidos ao procedimento para restituir a visão.

Como ocorre a recuperação da visão?

Em geral, não há mudança na rotina do paciente que realiza a cirurgia de catarata. Após a alta, o paciente recebe a recomendação de utilizar alguns colírios durante um período de, aproximadamente, uns 45 dias para evitar inflamações e infecções oculares. Além disso, também deve suspender atividades que requeiram grande esforço físico por uma ou duas semanas.  

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp