Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
LENTE INTRAOCULAR - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

LENTE INTRAOCULAR – CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS 

Exame de olho humano para detectar catarata.

Nem sempre, quem faz cirurgia de catarata, sabe qual a lente intraocular (LIO) que substituirá o cristalino – a lente natural do olho . O procedimento é necessário quando o mesmo se torna opaco, embaçado e, por isso, prejudica a visão. O objetivo do implante é não só restaurar a visão da pessoa que sofre com a catarata, mas também corrigir algum erro refrativo como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Recomenda-se o implante de lente intraocular para os casos nos quais o paciente necessitaria óculos de grau com lentes muito grossas e pesadas após a remoção da catarata. Quanto às opções de lentes, estas variam de acordo com material, desenho, filtros e tipo de correção visual necessária. 

TIPOS DE LENTE INTRAOCULAR

Material das lentes intraoculares: rígido ou flexível.

Lentes rígidas : não são dobráveis. No procedimento para inserção deste tipo de LIO, é necessário que a incisão ocular seja de 3 a 7 mm. Nesse caso, poderá ocorrer a realização de uma ou mais suturas no olho. O tempo de recuperação pós-operatória com o uso deste material, portanto, tende a ser mais demorado.

Lentes flexíveis ou dobráveis: por serem de acrílico flexível, permitem ser dobradas e injetadas no olho por meio de uma abertura menor – 2 a 3 mm na córnea. Sendo assim, não há necessidade de suturas e a recuperação tende a ser mais rápida do que a das lentes intraoculares rígidas.

Desenhos de lente intraocular: esféricas e asféricas

Inicialmente, as lentes possuíam formato esférico, ou seja, uma curvatura regular.Para algumas pessoas, porém, elas provocavam distorções visuais. Por isso, especialistas desenvolveram um novo formato, a asférica – com tecnologia sofisticada foi projetada para melhorar a acuidade visual. Estas possuem características muito próximas ao cristalino natural.

Mulher de meia idade segurando óculos após ter feito cirurgia para implante de lente intraocular.

Filtros

Todos sabemos dos problemas causados pelos raios UV e a luz azul de aparelhos tecnológicos, especialmente para os olhos. Eles podem causar danos à retina assim como os observados na degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Sendo assim, o filtro UV costuma estar presente em todas as lentes oculares de qualidade.Apesar disso, poucas apresentam o filtro para luz azul.

Tipo de correção visual

As lentes convencionais, também chamadas de monofocais esféricas, podem corrigir ou reduzir a miopia e a hipermetropia. Processam a luz de maneira a melhorar a formação de imagens e permitem eliminar a necessidade do uso de óculos de grau, ainda que alguns pacientes precisem de óculos para leitura (para perto).

Paciente sendo preparada para realizar a inserção de lente intraocular

As lentes premium são geralmente importadas e também corrigem erros refrativos. Estas se subdividem em: monofocais, tóricas, multifocais e acomodativas.

  • lentes monofocais: solução apropriada para uma boa parte das cirurgias de catarata. Propiciam boa visão para longe, entretanto há necessidade do uso de óculos para a execução de atividades visuais intermediárias e de perto tais como: ler um livro, costurar, usar o computador;
  • lentes tóricas: possibilitam a correção simultânea do astigmatismo e da presbiopia.Este tipo proporciona aos pacientes o abandono dos óculos ou reduz significativamente seu uso.Talvez haja necessidade de usá-los para leitura, por exemplo; 
  • lentes multifocais: têm como objetivo corrigir a visão para várias distâncias e proporcionar a liberdade do óculos de grau. Dividem-se em:

  * bifocais ( para longe e para perto). Não são ideais para pacientes que utilizam computador com frequência;

*trifocais: possuem três pontos de foco (longe, intermediário e perto). Com este tipo de lente, provavelmente não haverá necessidade do uso de óculos; 

  • lentes acomodativas: geram maior independência dos óculos, uma vez que simulam o funcionamento do cristalino. 

Como pode-se perceber, existem inúmeros tipos de lentes intraoculares que, além de eliminarem a catarata, ainda conseguem corrigir ou diminuir algum erro refrativo. A escolha, logicamente, dependerá de consulta ao seu oftalmologista de confiança. Ele é o profissional qualificado para analisar cada caso e possibilidades.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp