Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Clínica Zucchetto - Março, mês da saúde ocular feminina

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

MARÇO, mês para celebrar o olhar feminino.

doença ocular feminina

Março é o mês de homenagem à luta e às conquistas das mulheres. Além disso, também é o de destacar os cuidados com a saúde ocular feminina. Nosso olhar se volta às mulheres; no dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

Origem da Celebração

Tal data destaca a importância da mulher na sociedade e sua história na luta pelos seus direitos. Sua origem possui versões diferentes. Alguns associam seu surgimento à greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e ao incêndio que ocorreu na fábrica, em 1911, matando inúmeras pessoas, em especial de mulheres imigrantes – algumas com 14 anos – que lá trabalhavam.

Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias russas . Cerca de 90 mil percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, além do direito ao voto e, ainda, manifestavam-se contra as ações do Czar Nicolau II.

Ainda que as versões de sua origem sejam divergentes, a escolha de um dia dedicado à luta das mulheres foi delineada por manifestações que ocorreram nos Estados Unidos e em diversas cidades da Europa e que , em finais do século XIX e início do século XX , garantiram diversos direitos femininos atuais. Posteriormente, a data foi instituída pela ONU no ano de 1975, embora o dia 8 de março esteja relacionado à greve das operárias russas de 1917.

Saúde Ocular Feminina

Você sabia que as mulheres têm mais problemas oculares do que os homens?

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estudos indicam que as mulheres, em todas as regiões do mundo e de todas as idades, têm um risco maior de deficiência visual do que os homens. Isto deve-se ,principalmente, por causa de sua expectativa de vida maior e, nas sociedades mais pobres, por causa da falta de acesso aos serviços médicos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres. A OMS aponta que os motivos são variados, entre eles as questões socioeconômicas e as diferenças educacionais (falta de informações). Assim, é fundamental que fiquemos atentos à saúde ocular feminina, promovendo campanhas públicas de conscientização e prevenção dos problemas visuais nas mulheres.

Quais as causas de as mulheres estarem mais suscetíveis a doenças oculares?

As causas fisiológicas dos problemas oculares que afetam mais as mulheres do que os homens são diversas, entre elas:

  • flutuações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual, uso de pílula anticoncepcional por mais de 5 anos ininterruptos, diminuição dos hormônios no climatério e menopausa estão intimamente relacionados ao olho seco em razão da diminuição da produção de lágrimas;
  • hipertensão:  pressão arterial alta prejudica a retina, que é a camada que reveste internamente o globo ocular e que é responsável por transformar a luz em visão. Essa alteração é chamada de retinopatia hipertensiva (lesão vascular da retina);
  • retinopatia diabética: é uma das complicações da diabetes (excesso de glicose no sangue) e uma das principais causas de cegueira nos adultos, devido às alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina. Os primeiros sintomas, por exemplo, incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores.
  • degeneração macular relacionada à idade: observada após os 50 anos, afeta a região central da retina (mácula) por conta da destruição dos fotorreceptores; provoca a perda progressiva da visão. Fatores ambientais, metabólicos, hereditários, genéticos e hormonais, certamente, são apontados como causas do problema. Os sintomas mais comuns são a perda da visão central, a deformidade das imagens e a percepção de manchas e borrões;
  • olho seco: falta do líquido (lágrima) ou perda de sua qualidade; a síndrome do olho seco provoca secura, coceira, vermelhidão, ardência e sensação de corpo estranho no olho;  
  • glaucoma: aumento da pressão intraocular e, por conseguinte, lesão do nervo óptico e defeitos de campo visual; origem relacionada, também, a inflamações e tumores nos olhos. Entre os sintomas, por exemplo, destacam-se as dores de cabeça ou nos olhos e perda do campo visual. Tal doença pode levar à perda parcial ou total da visão;
  • catarata:  a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Entre os sintomas, pode-se destacar  visão embaçada, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla num olho e , além disso, aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • doenças neuroftalmológicas:  doenças que afetam os olhos e o cérebro; elas afetam o nervo responsável pela visão (nervo óptico), os nervos que movimentam os olhos (nervos oculomotores) e os nervos da pupila. Os sintomas são vários, entre eles: perda da visão, estrabismo, pálpebras caídas, visão dupla, doenças no cérebro como tumores ou aneurisma, por exemplo;
  • doenças oculares inflamatórias e as relacionadas ao fluxo sanguíneo na região dos olhos como blefarite, conjuntivite, alergia ocular, uveíte, entre outras.

Além das causas fisiológicas, a modernidade também afeta a saúde ocular feminina. Da mesma forma, mudanças de hábito como o aumento do uso de celulares e computadores, bem como o uso de lentes de contato e a dupla jornada de trabalho são causas indiretas de prejuízo à visão.

A visita regular ao oftalmologista ou assim que notar algum sintoma é a principal forma de prevenção das doenças oculares. Marque sua consulta!

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp