Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

MARÇO, mês para celebrar o olhar feminino.

doença ocular feminina

Março é o mês de homenagem à luta e às conquistas das mulheres. Além disso, também é o de destacar os cuidados com a saúde ocular feminina. Nosso olhar se volta às mulheres; no dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

Origem da Celebração

Tal data destaca a importância da mulher na sociedade e sua história na luta pelos seus direitos. Sua origem possui versões diferentes. Alguns associam seu surgimento à greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e ao incêndio que ocorreu na fábrica, em 1911, matando inúmeras pessoas, em especial de mulheres imigrantes – algumas com 14 anos – que lá trabalhavam.

Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias russas . Cerca de 90 mil percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, além do direito ao voto e, ainda, manifestavam-se contra as ações do Czar Nicolau II.

Ainda que as versões de sua origem sejam divergentes, a escolha de um dia dedicado à luta das mulheres foi delineada por manifestações que ocorreram nos Estados Unidos e em diversas cidades da Europa e que , em finais do século XIX e início do século XX , garantiram diversos direitos femininos atuais. Posteriormente, a data foi instituída pela ONU no ano de 1975, embora o dia 8 de março esteja relacionado à greve das operárias russas de 1917.

Saúde Ocular Feminina

Você sabia que as mulheres têm mais problemas oculares do que os homens?

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estudos indicam que as mulheres em todas as regiões do mundo e de todas as idades têm um risco maior de deficiência visual do que os homens. Isto deve-se ,principalmente, por causa de sua expectativa de vida maior e, nas sociedades mais pobres, por causa da falta de acesso aos serviços médicos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres. A OMS aponta que os motivos são variados, entre eles as questões socioeconômicas e as diferenças educacionais (falta de informações). Logo, é fundamental que fiquemos atentos à saúde ocular feminina, promovendo campanhas públicas de conscientização e prevenção dos problemas visuais nas mulheres.

Quais as causas de as mulheres estarem mais suscetíveis a doenças oculares?

As causas fisiológicas dos problemas oculares que afetam mais as mulheres do que os homens são diversos, entre eles:

  • flutuações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual, uso de pílula anticoncepcional por mais de 5 anos ininterruptos, diminuição dos hormônios no climatério e menopausa estão intimamente relacionados ao olho seco em razão da diminuição da produção de lágrimas;
  • hipertensão:  pressão arterial alta prejudica a retina, que é a camada que reveste internamente o globo ocular e que é responsável por transformar a luz em visão. Essa alteração é chamada de retinopatia hipertensiva (lesão vascular da retina);
  • retinopatia diabética: é uma das complicações da diabetes (excesso de glicose no sangue) e uma das principais causas de cegueira nos adultos, devido às alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina. Os primeiros sintomas incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores.
  • degeneração macular relacionada à idade: observada após os 50 anos, afeta a região central da retina (mácula) por conta da destruição dos fotorreceptores; provoca a perda progressiva da visão. Fatores ambientais, metabólicos, hereditários, genéticos e hormonais são apontados como causas do problema. Os sintomas mais comuns são a perda da visão central, a deformidade das imagens e a percepção de manchas e borrões;
  • olho seco: falta do líquido (lágrima) ou perda de sua qualidade; a síndrome do olho seco provoca secura, coceira, vermelhidão, ardência e sensação de corpo estranho no olho;  
  • glaucoma: aumento da pressão intraocular e, por conseguinte, lesão do nervo óptico e defeitos de campo visual; origem relacionada, também, a inflamações e tumores nos olhos. Entre os sintomas destacam-se as dores de cabeça ou nos olhos e perda do campo visual. Tal doença pode levar à perda parcial ou total da visão;
  • catarata:  a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Entre os sintomas, pode-se destacar  visão embaçada, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla num olho e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • doenças neuroftalmológicas:  doenças que afetam os olhos e o cérebro; elas afetam o nervo responsável pela visão (nervo óptico), os nervos que movimentam os olhos (nervos oculomotores) e os nervos da pupila. Os sintomas são vários, entre eles: perda da visão, estrabismo, pálpebras caídas, visão dupla, doenças no cérebro como tumores ou aneurisma, por exemplo;
  • doenças oculares inflamatórias e as relacionadas ao fluxo sanguíneo na região dos olhos como blefarite, conjuntivite, alergia ocular, uveíte, entre outras.

Além destas causas fisiológicas, a modernidade também afeta a saúde ocular feminina. Da mesma forma, mudanças de hábito como o aumento do uso de celulares e computadores, bem como o uso de lentes de contato e a dupla jornada de trabalho são causas indiretas de prejuízo à visão.

A visita regular ao oftalmologista ou assim que notar algum sintoma é a principal forma de prevenção das doenças oculares. Marque sua consulta!

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

O OUTONO E A DOENÇA OCULAR.

O outono é a estação do ano que traz como características a pouca incidência de chuva, o ar seco e as mudanças de temperatura repentinas. Tais características, por vezes, acabam por agravar doenças respiratórias e provocar irritações alérgicas, inclusive, as oculares.

SAIBA MAIS »

BLEFAROPLASTIA – CIRURGIA DE PÁLPEBRAS

A Blefaroplastia é uma cirurgia que tem como objetivo corrigir as pálpebras, tanto na parte superior dos olhos quanto na inferior. Este procedimento cirúrgico visa reparar a estética e a funcionalidade das pálpebras ao retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura ao redor dos olhos, além de melhor posicionar as pálpebras e remover rugas.

SAIBA MAIS »

Coristoma Ocular

O coristoma é uma massa de tecido normal, presente em localização anormal. Em geral, os mesmos não crescem, ou crescem muito pouco. São lesões congênitas comuns e benignas, em sua maioria, que podem ser diagnosticados a partir da infância. O tratamento, em geral, consiste na observação ou retirada através de cirurgia.

SAIBA MAIS »

GLAUCOMA CONGÊNITO INFANTIL

O glaucoma primário infantil é um defeito congênito raro que impede que o líquido seja drenado de maneira apropriada da parte frontal do olho. Esse bloqueio aumenta a pressão ocular, o que, se deixado sem tratamento, pode causar cegueira completa.

SAIBA MAIS »

Glaucoma pode provocar cegueira irreversível.

Glaucoma é uma doença ocular que, se não tratada, pode provocar cegueira irreversível. Causada prelo aumento da pressão intraocular, seus sintomas são silenciosos e ela atinge, especialmente, pessoas acima dos 40 anos.

SAIBA MAIS »

A Saúde Ocular e as Flutuações Hormonais na Mulher

Pesquisas apontam que, apesar das doenças oculares atingirem homens e mulheres igualmente, são elas as mais prejudicadas com as doenças na visão em razão das flutuações hormonais. Além disso, algumas destas doenças incidem mais no sexo feminino, entre elas, a catarata e o olho seco, que afeta principalmente grávidas e mulheres na menopausa.

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Open chat
Olá!
Como Podemos lhe Ajudar?
😊
Powered by