Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

PRIMAVERA E DOENÇAS OCULARES

primavera

A primavera é uma das estações preferidas das pessoas. No entanto, nem sempre ela nos brinda apenas com sua beleza. Também é bastante frequente a incidência de doenças oculares neste período, isso devido ao excesso de pólen no ar , além das mudanças bruscas de temperatura. Então, é importante redobrar os cuidados oculares na estação das flores.   

primavera

É comum que, nesta época do ano, as pessoas cocem os olhos com mais frequência. Dessa forma, tal ação pode levar a várias doenças oculares. Frente a isso, a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) alerta para que se evite o hábito de coçar os olhos e que se dê importância à ingestão de alimentos capazes de aumentar a lubrificação ocular na primavera.

QUAIS AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS NA PRIMAVERA?

Na primavera, a grande quantidade de pólen no ar e a constante alteração climática são capazes de desencadear vários processos alérgicos como , por exemplo, rinite, bronquite, asma e também alergia ocular,síndrome do olho seco, conjuntivite alérgica e ceratocone. 

Alergia Ocular 

A alergia ocular pode provocar irritação, coceiras, vermelhidão , ardência, lacrimejamento, entre outros sintomas nos olhos e pálpebras. Tais sintomas são, certamente, a resposta do nosso organismo a determinadas substâncias alérgenas. Esta doença ocular típica da primavera atinge um grande número de pessoas, mas tem maior incidência nas que já sofrem outro tipo de alergia, como asma, rinite e sinusite.

primavera e alergia ocular

Para tratar a alergia nos olhos, é importante descobrir qual o seu agente causador , para que o contato com a substância possa ser interrompido. Da mesma forma, deve-se lavar bem os olhos com água ou soro fisiológico.

No entanto, se persistirem os sintomas, alguns colírios podem ser prescritos pelo oftalmologista. No entanto, como toda doença alérgica, a prevenção é a base do tratamento.

Síndrome do Olho Seco 

A síndrome do olho seco pode ser caracterizada pela diminuição da quantidade de lágrimas e, como resultado, o olho fica um pouco mais seco do que o normal. Apesar desta síndrome ser bastante comum todo o ano, é durante a primavera que ela se intensifica. Sintomas como coceira, vermelhidão, ardor e desconforto nos olhos, por exemplo, são queixas frequentes.

A melhor forma de evitar que a síndrome se agrave na primavera, certamente, é resistir à tentação de coçar os olhos. Além disso, deve-se ingerir alimentos que sejam ricos em ômega 3 (peixes, folhas verdes, oleaginosas,etc.) para aumentar a lubrificação natural dos olhos.

primavera e olho seco

Acima de tudo, lembre-se de que não se deve usar qualquer colírio sem orientação médica. Então, somente um oftalmologista poderá orientar o tratamento correto.

Conjuntivite Alérgica

Outra doença com alto índice de ocorrência durante a primavera é a conjuntivite. Isso se deve, como resultado, à alta concentração de pólen e outras substâncias no ar. Esta é uma doença ocular caracterizada pela inflamação do olho que surge quando se está exposto a uma substância alergênica, como pólen, poeira ou pelos de animais, por exemplo, causando sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço e produção excessiva de lágrimas.

A melhor maneira de evitar o contágio é realizar adequadamente a higiene das mãos e evitar o compartilhamento de objetos, uma vez que a doença é passada através de uma pessoa já infectada para a outra. Importante, também, evitar lugares fechados (com ou sem ar condicionado), manter a casa livre de poeira, evitar abrir as janelas de casa durante a primavera e não usar produtos com substâncias com químicos, como perfumes ou maquiagem, por exemplo.

conjuntivite

Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tipo específico de tratamento, mas persistindo os sintomas, procure um oftalmologista de confiança que indicará o melhor tratamento para a doença.

Ceratocone

O ceratocone é uma deformação da córnea com aumento da sua curvatura. Esta doença ocular pode se agravar ainda mais caso a pessoa coce demasiadamente os olhos. Como a primavera é a estação de maior incidência de crises alérgicas, não resistir à coceira nos olhos pode levar, como resultado, à alteração da espessura e curvatura da córnea.

Entre os problemas causados ao coçar os olhos, especialmente na primavera, o Ceratocone é um dos mais preocupantes. A doença causa o encurvamento irregular da córnea e, consequentemente, a redução da visão. Ou seja, por ela ser progressiva , se não tratada precocemente, é capaz de levar a danos oculares irreversíveis. 

ceratocone

A doença é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, de acordo com dados divulgados pela SORIGS. Entre os mais de 23 mil procedimentos realizados por ano no país, mais de 13 mil são de córnea. 

Ao se perceber com crise alérgica, não coce os olhos: faça compressas de água fria e marque um oftalmologista. Além disso, um diagnóstico correto e uma medicação adequada são capazes de evitar não só o desconforto como também o agravamento do ceratocone.

Como se Proteger da Alergia Ocular na Primavera? 

A prevenção é o melhor remédio para qualquer tipo de alergia.Sendo assim, simples mudanças nos hábitos diários podem nos manter longe da alergia:

  • Manter o ambiente livre de pó;
  • Manter o ambiente arejado e exposto ao sol;
  • Evitar coçar os olhos;
  • Usar pano úmido para retirar a poeira;
  • Expor ao sol a roupa de cama;
  • Lavar as roupas guardadas há tempo antes de usar;
  • Evitar cortinas e tapetes;
  • Evitar animais domésticos que soltem pelos;
  • Não usar plantas com flores dentro de casa;
  • Manter o filtro do ar-condicionado limpo;
  • Fazer a higiene dos olhos. 
família

Entretanto, fazer visitas periódicas ao consultório oftalmológico é a melhor prevenção de doenças oculares.  

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

AS ALERGIAS OCULARES NA PRIMAVERA E OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

A chegada da primavera nos traz temperaturas mais agradáveis; os dias começam a ficar mais longos, e as noites passam a ser mais curtas. Entretanto, apesar de ela ser uma estação positiva, com um ar de recomeço, também é a estação em que as doenças alérgicas começam a incomodar muitas pessoas por causa da polinização.

SAIBA MAIS »

PRIMAVERA E DOENÇAS OCULARES

Nesta época do ano,primavera, é comum a incidência de doenças oculares como as alergias, a síndrome do olho seco, o ceratocone e a conjuntivite, por exemplo. Logo, é importante redobrar o cuidado com os olhos.

SAIBA MAIS »

DOENÇAS ORBITAIS QUE MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL.

As doenças orbitais podem, ou não, manifestar-se de forma grave. Entre as doenças que merecem atenção especial estão o glioma do nervo óptico, a celulite orbitária, o rabdomiossarcoma e os linfomas intraoculares.Em razão disso, torna-se fundamental o acompanhamento de um oftalmologista através de consultas e exames oftalmológicos.

SAIBA MAIS »

AS DOENÇAS ORBITÁRIAS E A SAÚDE

O olho, enquanto principal estrutura contida na órbita, pode sofrer diversas patologias, entre elas as doenças orbitárias. Estas são tumores, inflamações, infecções e traumatismos que afetam o globo ocular , direta ou indiretamente.

SAIBA MAIS »

SAÚDE OCULAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Neste mês em que se destaca o Dia Mundial da Saúde Ocular, a atenção deve estar voltada para a prevenção da saúde de nossos olhos e os cuidados que devemos ter no dia a dia para evitar as doenças oculares. Entretanto, desde 2020, vivemos um período marcado pela Pandemia Mundial e suas consequências não só na saúde como também na mudança da rotina dos indivíduos. Isso trouxe atraso no diagnóstico e tratamento das doenças em geral, inclusive para as oculares.

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Open chat
Olá!
Como Podemos lhe Ajudar?
😊
Powered by