Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
MITOS E VERDADES SOBRE A CATARATA - Clínica Zucchetto

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

MITOS E VERDADES SOBRE A CATARATA

Mulher idosa com catarata

Apesar de ser um tema frequente, e nem tão desconhecido , a Catarata, ainda gera muitas dúvidas. Há muitos mitos sobre essa patologia, mas também muitas verdades às quais se deve estar atento para que se possa reverter o quadro a tempo. Sim, a cegueira causada pela doença, na maioria dos casos, pode ser reversível se tratada adequadamente.

O que é a Catarata? Esta é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, a lente natural do olho que está situada atrás da íris cuja transparência permite aos raios de luz alcançarem a retina para formar a imagem. O envelhecimento gradual do cristalino é capaz de comprometer a visão e, inclusive, levar à cegueira. Daí a importância das visitas regulares ao oftalmologista, para que se inicie o tratamento assim que detectado o problema ocular.

A Catarata, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 17% das pessoas entre 55 e 65 anos. Em nosso país, pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com uma rede internacional sobre as doenças comuns ao envelhecimento, revela que do total de 56,1 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, 14 milhões (25%) têm catarata.  Os pesquisadores calculam que esse índice aumenta entre os que têm de 65 a 75 anos (47%) e mais ainda após os 80 anos (73%) .

MITOS E VERDADES – QUAL A RESPOSTA DAS QUESTÕES ABAIXO?

Mitos e verdades sobre a catarata - olhos antes e depois da cirurgia

A Catarata acomete apenas os idosos? 

A Catarata não acomete apenas os idosos. Apesar de ser mais frequente em pessoas com mais de 60 anos (Catarata Senil), ela também pode aparecer de outras formas. Nos recém-nascidos, por exemplo, ela pode se manifestar do nascimento (Catarata Congênita) até os 10 anos de idade (Catarata Infantil ou Juvenil). Normalmente, a sua causa está relacionada a doenças como rubéola e toxoplasmose durante a gravidez. 

Há também a Catarata Traumática, que está relacionada a lesões oculares causadas por traumas como acidente ou pancada forte, e a Secundária, que se origina de outras enfermidades sistêmicas como, por exemplo, a diabetes, ou oculares, como é o caso do glaucoma. Além disso, o uso excessivo de corticoides também pode ser o motivo de seu surgimento.

A Catarata é hereditária?

Nesse caso, temos duas possibilidades. Sim, se  estivermos considerando a Catarata Congênita, uma vez que ela tem origem ainda na infância, conforme descrito anteriormente. Não, se estivermos falando sobre Catarata Senil, pois esta é decorrente do próprio envelhecimento do cristalino. Entretanto, as características hereditárias , neste último caso, podem acelerar o processo de envelhecimento e de opacificação do cristalino. 

A Catarata pode ser curada com o uso de colírios?

Não, esse é mais um dos mitos, o uso de colírios não possibilita a cura da Catarata, apenas a cirurgia é capaz disso. Atualmente, pode-se dizer que o procedimento é  considerado simples e rápido. Em geral, o paciente pode retornar ao trabalho em 24 horas, ainda que a recuperação total ocorra em uma semana.

Idoso pingando colírio nos olhos

Posso operar os dois olhos no mesmo dia?

Não necessariamente. Embora a evolução da medicina, especialmente na área tecnológica, permita a realização do procedimento com segurança em ambos os olhos no mesmo dia, a recomendação é a de que se dê um intervalo de, no mínimo, umas 48h entre uma intervenção e outra. Isso tem a ver com o pós-operatório que demanda um cuidado maior no uso de colírios (geralmente 3 diferentes) os quais serão aplicados em horários diferentes, durante 30 dias.  Logicamente, o oftalmologista e o paciente tomarão essa decisão juntos.

Deve-se esperar a Catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia?

Não. O entendimento atual é o de que se realiza o procedimento sempre que a catarata interferir nas atividades diárias do paciente. Não é necessário, portanto, esperar que o cristalino se torne totalmente duro e opaco para fazer a cirurgia.

Além disso, se for o caso da Catarata Congênita, a realização precoce da cirurgia permitirá melhor desenvolvimento visual da criança.

A cirurgia de Catarata permite que o paciente abandone os óculos?

Entre os mitos e verdades, essa sim, é real. A maior parte dos pacientes não necessita do uso de óculos após o procedimento. Isso acontece porque, durante a cirurgia, é colocada uma lente intraocular no lugar do cristalino opacificado que foi removido. As lentes funcionam como uma espécie de cristalino artificial implantado no olho para substituir o natural.

Há, atualmente, uma grande variedade de lentes intraoculares para cirurgia de Catarata.  Vale destacar que estas são diferentes das lentes de contato, que têm como objetivo corrigir astigmatismo, hipermetropia e miopia. As utilizadas no procedimento podem ter materiais diversos, como silicone e acrílico e, ainda, contar com um filtro de luz amarela que serve para proteger os olhos sensíveis à luz azul, como a dos computadores e celulares. No entanto, a melhor lente para o seu caso deve ser escolhida junto ao médico oftalmologista.

Pode-se evitar a Catarata?

Não há forma de evitar o envelhecimento do cristalino com o passar da idade. No entanto, pode-se retardar o aparecimento da catarata desde que se mantenha bons hábitos ao longo da vida, entre eles: não fumar, manter uma dieta balanceada, proteger os olhos dos raios UV e cuidar da saúde do organismo em geral, especialmente se já houver doenças que possam levar à perda da visão, como é o caso do diabetes e do glaucoma.

Como pode-se perceber, há muitos mitos e verdades sobre a catarata. No entanto, essas questões também podem ser respondidas durante uma consulta com o oftalmologista de sua confiança.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp