Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
EXERCÍCIOS FÍSICOS E O CONTROLE DO GLAUCOMA

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

MEXER O CORPO TEM O PODER DE CONTROLAR O GLAUCOMA

Casal praticando exercícios físicos

O receio de praticar exercícios físicos vive entre os pacientes com glaucoma, principalmente devido ao aumento da pressão nos olhos. Entretanto, estudos apontam que se exercitar pode auxiliar e muito no manejo da doença.

Doença grave que acomete mais de 80 milhões de pessoas no mundo – 1 a 2% da população mundial – segundo a OMS, aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil, o glaucoma surge a partir do aumento da pressão intraocular. Como consequência ocorre a perda da visão, advinda da destruição das células ganglionares.

Entre os principais sintomas estão dores nos olhos e dores de cabeça. Além de objetos criarem “contornos” – os “halos” na linguagem médica – uma aura brilhante em volta dos elementos, principalmente durante o dia. Pacientes com glaucoma também relatam diminuição do campo de visão – que acontece pela pressão no nervo óptico – bem como fotofobia excessiva.

Glaucoma - médico escrevendo a palavra no vidro

Vale lembrar que o glaucoma é uma doença inicialmente assintomática. A perda de visão só se dá em fases mais avançadas, e em níveis iniciais a visão periférica é a primeira parte a ser comprometida. O tratamento inclui colírios, que seguirão em uso até o fim da vida do paciente. Portanto, faz-se fundamental visitas regulares ao oftalmologista, uma vez que o diagnóstico precoce garante mais chances de manejo da doença.

SEM DOR E MUITOS GANHOS!

Sentir-se melhor, aumentar a energia e ainda viver mais – estão entre os principais benefícios de se exercitar frequentemente, segundo a Mayo Clinic, hospital, referência em todo o mundo. Exercícios físicos ajudam a controlar o peso, bem como previnem doenças do coração, aumentam o colesterol bom, e diminuem a chance de AVCs, pressão alta, depressão, ansiedade e câncer.

Ainda segundo a Mayo Clinic, exercícios regulares ajudam a aumentar a força muscular, o que contribui para a geração de energia no geral. Além disso, a prática está associada à melhora na qualidade do sono e na saúde mental dos praticantes, diminuindo o estresse e aumentando a sensação de relaxamento e felicidade. 

Idosa Praticando Exercícios Fisicos

Entretanto, apesar de tantos benefícios já conhecidos, o Brasil é uma das nações que menos se exercita no mundo. Segundo pesquisa conduzida pela Organização Mundial da Saúde em 2021, 47% da população brasileira não se exercita regularmente. Se dividirmos por gênero, entre os homens o índice fica em 40,4% de sedentários, enquanto entre as mulheres o número é de 53%.

De acordo com a organização, para sair do sedentarismo, pessoas devem praticar duas horas e meia de exercícios físicos por semana, configurando 75 minutos de atividade física de alta intensidade.

A POLÊMICA E A VERDADE ENTRE EXERCÍCIOS FÍSICOS E GLAUCOMA

Ainda que, em um panorama mais aberto, exercícios físicos sejam extremamente benéficos para os praticantes, seria o caso mesmo para pacientes em quadro de glaucoma? Entre os grandes medos desta população está o aumento da pressão no geral – que pode agravar o quadro no geral.

Segundo a entidade Glaucoma Associates of Texas, a prática regular de exercícios físicos pode sim, diminuir a pressão intraocular. Ressaltam não haver necessidade de exercícios de alto impacto; uma caminhada rápida por 30 minutos, a cada dois dias, já demonstra significativa melhora na qualidade de vida de pacientes com glaucoma.

Mulher jovem fazendo treino (corrida)

Ainda, conforme estudo publicado no periódico Inglês Eye Vision, a prática de exercícios físicos está amplamente relacionada a diminuir a pressão intraocular bem como a aumentar o fluxo sanguíneo ocular. Isso certamente facilita o tratamento da doença. Entre as conclusões está a indicação de exercícios durante o período da noite, uma vez que eles demonstram um papel importante na contenção do glaucoma.

Outra indicação mais específica para quem vive com a doença são os exercícios aeróbicos, como caminhadas mais intensas, nadar, andar de bicicleta ou treinar em aparelhos de academias. Além disso, recomenda-se cuidado com a yoga, evitando-se exercícios nos quais há posições “de cabeça para baixo”, bem como precaução nos que exijam força, com a indicação de não passar de pesos de 100 quilos, apesar de os resultados de estudos da área serem inconclusivos.

É melhor prevenir do que remediar, sempre.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp