Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
QUAIS OS EXAMES QUE DETECTAM A CATARATA? - Clínica Zucchetto

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

QUAIS OS EXAMES QUE DETECTAM A CATARATA?

Idoso realizando exames oculares

Possivelmente, a maioria das pessoas saiba o que é a catarata ocular, mas nem sempre que esta é um tipo de cegueira tratável. Não comprometeria sua qualidade de vida se diagnosticada a tempo, uma vez que pode ser descoberta com exames específicos. Quanto mais cedo isso for feito, melhor será para reverter o quadro, ainda que por meio de tratamento cirúrgico.

Nesse sentido, é preciso entender que o principal fator preventivo da catarata são as visitas regulares ao oftalmologista. Se houver indício da doença, o médico recomendará os exames necessários para confirmação do diagnóstico e início do tratamento. Isso não significa que haverá cura para a patologia, mas ao menos será possível “frear” seu avanço e evitar que ela se agrave ao ponto de evoluir para cegueira parcial ou total.

ESTATÍSTICAS REVELAM OS ÍNDICES DE CEGUEIRA NO MUNDO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o número de brasileiros com deficiência visual, até o último censo, é de cerca de 6,5 milhões. Por sua vez, os dados do Atlas Vision, publicados pela International Agency for Blindeness Prevention (IABV), em 2020, indicavam que a estimativa era de 28,6 milhões de pessoas com perda de visão.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) na publicação “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, afirma que a cegueira atingiu 1,577 milhão de brasileiros (0,75% da população). Desta estimativa,  74,8% dos casos teriam prevenção ou cura com tratamento apropriado a tempo. Dados estes que reforçam , mais uma vez, a importância das consultas oftalmológicas anuais, ou de acordo com a orientação do oftalmologista.

QUAIS EXAMES SERÃO SOLICITADOS PELO OFTALMOLOGISTA?

Durante a consulta, realiza-se o exame oftalmológico completo, que inclui medida da acuidade visual, da refração ocular e da pressão intraocular , a biomicroscopia na lâmpada de fenda e a avaliação do fundo de olho com o mapeamento de retina.

Além desses exames, havendo indicação da cirurgia de catarata, serão solicitados outros complementares a fim de finalizar o diagnóstico e acompanhar o grau do comprometimento ocular causado pela doença ocular.

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS ESSENCIAIS

Senhora idosa realizando exames oculares
  • Topografia da córnea: mapeia a córnea, para investigar alterações na superfície do tecido ocular e ajudar no diagnóstico de outras doenças oculares, além da catarata;
  • Tonometria – consiste na averiguação da pressão intraocular;
  • Ultrassonografia do globo ocular: verifica toda a estrutura interna e a anatomia de ambos os olhos para avaliar a saúde ocular do paciente;
  • Microscopia especular da córnea: analisa a quantidade de células na camada mais profunda da córnea, seu formato e tamanho, verificando se permanecem saudáveis. O que é fundamental para que se realize a cirurgia;
  • Paquimetria: consiste na medida da espessura da córnea, a parte transparente do olho pela qual visualizamos a íris, a pupila e o fundo ocular;
  • OCT de mácula: tomografia da região macular para analisar a microvasculatura de doenças maculares como degeneração macular relacionada à idade (principal indicação), por exemplo;
  • Biometria por interferometria com IOL Master®: mede o comprimento axial do olho e fornece outras medidas de suas estruturas internas para o cálculo das lentes intraoculares;
  • Mapeamento de retina: analisa sua superfície e mapeia o nervo óptico, mácula e vasos da região, identificando deslocamento da retina, infecções ou lesões, entre outros.

EXAMES COMPLEMENTARES

Exames cardíacos anteriores à cirurgia de catarata.
  • Exame para calcular o tamanho da lente intraocular a ser implantada;
  • PAM (Potencial de Acuidade Macular): avalia o potencial da visão de pacientes com baixa acuidade visual quando se retiram as irregularidades e opacidades. Sua finalidade é permitir que o oftalmologista preveja se há dano irreversível na visão e estabeleça um prognóstico da acuidade visual após a cirurgia;
  • Avaliação cardíaca e exames de sangue. 

Em relação a todos esses exames, pode ser que o seu médico solicite apenas alguns na fase pré-operatória ou, se necessário, todos. O importante é que o paciente os realize para que tudo saia bem e possa enxergar com nitidez o mundo que o cerca.

Se os exames não indicarem necessidade de cirurgia, que siga todas as recomendações do oftalmologista para que a catarata não evolua rapidamente ou leve à cegueira.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp