O desejo de abandonar os óculos já deve ter passado muitas vezes pela cabeça de quem os usa constantemente. A boa notícia, certamente, é que a cirurgia refrativa a laser está entre os procedimentos mais procurados e atuais para manter, devolver ou melhorar a visão do paciente que procura por uma clínica oftalmológica.
O QUE É A CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
A cirurgia refrativa a laser corrige erros de refração que afetam a visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo. O moderno procedimento é realizado de forma personalizada e com os mais modernos equipamentos de precisão. A correção da visão com o sistema a laser é não só um procedimento cirúrgico seguro e rápido como também realizado através de anestesia local com colírios.
Através deste tipo de cirurgia, pode-se corrigir alguns problemas visuais. Entre os mesmos, por exemplo:
- Miopia : a dificuldade para ver de longe;
- Hipermetropia: dificuldade maior para perto e também para longe;
- Astigmatismo: dificuldade tanto para perto quanto para longe – visão embaçada;
- Miopia e astigmatismo: características visuais dos dois tipos de erros refrativos;
- Hipermetropia e astigmatismo: erro refrativo que envolve as dificuldades dos 2 tipos.
No entanto, existe uma limitação para este tipo de procedimento; ela depende do grau (dioptria) e do erro refrativo que o paciente apresenta. Dessa forma, graus muito altos necessitam de uma avaliação criteriosa do médico oftalmologista antes da cirurgia. Além disso, outros critérios também serão levados em consideração previamente, como a avaliação da presença de outras doenças oculares como olho seco, blefarite, conjuntivite crônica, glaucoma, catarata, alterações na retina e qualquer outra queixa oftalmológica.
QUAIS SÃO AS TÉCNICAS ATUAIS DE CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
Lasik convencional
Nesta técnica é feito um finíssimo corte na córnea – flap – com uma lâmina acoplada a um aparelho chamado Microcerátomo. O corte tem em torno de, aproximadamente, 1/5 da espessura da córnea. Logo após o corte, é aplicado o laser que irá corrigir o grau. O risco desse procedimento, entretanto, está relacionado ao flap, em razão de alguns pacientes coçarem ou esfregarem o olho no pós-operatório prejudicando a cicatrização.
iLASIK
Esta técnica é considerada a mais moderna; é realizado um finíssimo corte na córnea – flap – com um laser de femtosegundo. Este, acima de tudo, substitui as técnicas cirúrgicas que usam lâminas nos olhos, com maior rapidez e confiabilidade. O laser femtosegundo não produz cortes, mas sim uma separação de tecidos, o que permite ao cirurgião programar precisamente as etapas da cirurgia. Após a aplicação do laser que fará a correção do grau, o flap é colocado no seu lugar de origem. Com esta técnica, certamente, a recuperação da visão é mais rápida e o paciente, praticamente, não sente dor no pós-operatório.
PRK
Por sua vez, esta técnica é realizada “sem cortes”; é feita uma “raspagem” das camadas mais superficiais da córnea para que seja aplicado o laser que irá corrigir o grau. A seguir, é colocada uma lente de contato gelatinosa que ficará no olho de 3 a 10 dias a fim de proteger o olho e diminuir a dor pós-operatória. No total, a cirurgia leva cerca de cinco minutos para cada olho anestesiado através de colírio. Apesar de ser considerado um pouco mais seguro que o Lasik, pois não existem problemas relacionados ao flap, o paciente tem mais desconforto e dor no pós-operatório e a visão demora em torno de sete dias para melhorar, ou ainda, até quatro semanas, em alguns casos.
SMILE
Abreviação, em inglês, para Extração Lenticular com Pequena Incisão, esta técnica, por fim, utiliza o laser de femtosegundo VisuMax cuja tecnologia aprimora a correção refrativa, permitindo maior exatidão e controle no corte. Além disso, menos trauma na córnea e lesão tecidual. É um procedimento menos invasivo e mais simples, feito em uma única etapa.
Independentemente da técnica a ser realizada, é comum que nos primeiros dias após a cirurgia os olhos fiquem sensíveis à luz e haja, por exemplo, algum tipo de desconforto. Portanto, usar óculos escuros poderá minimizar estes sintomas durante o período de um ou dois dias após a cirurgia.
QUALQUER PESSOA PODE REALIZAR ESTE TIPO DE CIRURGIA?
Entre as condições para realizar a cirurgia a laser, o paciente precisa, em suma:
- Ter mais de 18 anos;
- Grau dos óculos ou das lentes de contato deve estar estável;
- Não estar grávida ou, além disso, amamentando;
- Estar livre de doenças oculares que contraindiquem a cirurgia, principalmente as da córnea.
CUIDADOS NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA REFRATIVA A LASER
Antes da realização da cirurgia refrativa a laser, no pré-operatório, é necessário seguir algumas recomendações:
- Tomar banho e, além disso, lavar bem a cabeça e o rosto;
- Não usar nenhuma maquiagem e creme no rosto no dia da cirurgia;
- Estar acompanhado de um adulto ao vir e, do mesmo modo, ao deixar a clínica;
- Deixar objetos de valor em casa;
- Tomar os remédios diários normalmente.
No pós-operatório, o mais importante é:
- Manter o olho protegido por um tampão de acrílico e/ou uma lente gelatinosa terapêutica;
- Não esfregar os olhos, além disso, não tocá-los com mãos sujas;
- Evitar exposição ao vento ou ao sol forte sem proteção;
- Pingar os colírios conforme recomendação de seu oftalmologista;
- Voltar ao consultório para consulta pós-operatória, acima de tudo.
Lembre-se, certamente uma boa conversa com o médico cirurgião poderá esclarecer ainda mais suas dúvidas. Então, marque uma consulta e analise a possibilidade de abandonar os óculos. A Clínica Zucchetto terá o maior prazer em ajudá-lo!