Voltar nossos olhos para 2022 com esperança de dias melhores é o que todos desejamos certamente. Estamos findando 2021 e levando, certamente, na bagagem, fortes experiências adquiridas nestes quase dois anos. Afinal, enfrentar uma pandemia – antes só conhecida através dos livros de História ou vista em filmes – não é algo simples.
Os sentimentos foram diversos: pânico ligado ao medo de adoecer, perdas significativas, depressão, ansiedade, insegurança, tensão, preocupação, estresse, tédio e tristeza provocados pelo isolamento social, raiva, desesperança e, além disso, até medos diversificados. Independente do nível em que ocorreram estas sensações, atingiram pessoas de culturas e de classes sociais distintas.
Entretanto, o Ano Novo é entendido como um momento de transformação a cada mudança. Por isso, é muito comum ocorrerem reflexões sobre as experiências vividas no ano anterior e resoluções para o próximo. Nesse sentido, em 2022, temos urgência de vida; de voltar os olhos para o futuro. Ter novas perspectivas é o que nos move em direção aos projetos pessoais e profissionais. Por isso, aproveitar o clima de renovação proporcionado pelas festividades serve para colocar em prática não apenas os desejos adiados, mas também o olhar cuidadoso sobre nossa saúde.
VAMOS INICIAR O NOVO ANO CUIDANDO DOS OLHOS?
Não é novidade que a falta de cuidados com os olhos pode provocar sérias complicações na visão. Por isso, é comum reforçarmos a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista para detectar e prevenir problemas oculares, evitando agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis.
Preservar a visão é fundamental, já que nossa relação com o mundo, basicamente, se dá através dela. Por isso, ao se perceber algum sintoma como lacrimejamento, secreção, olho vermelho, fotofobia, dor de cabeça, entre outros, deve-se procurar um médico oftalmologista. Somente ele poderá examinar um paciente e indicar o tratamento adequado ou, ainda, prescrever óculos ou lentes de contato.
A IMPORTÂNCIA DO CHECK UP OCULAR
A melhor forma de prevenção contra possíveis problemas oculares, certamente, ainda é a visita periódica ao oftalmologista. Ela deve ocorrer já na infância e se estender pela vida adulta, principalmente a partir dos 40 anos, quando a recomendação é um exame anual. Após esta idade, os indivíduos ficam mais suscetíveis às doenças que podem causar cegueira irreversível como, por exemplo, o glaucoma.
Além disso, pessoas com familiares portadores de alguma doença ocular devem realizar exames com maior frequência. Os diabéticos, em especial, também necessitam estar atentos aos olhos, pois são mais vulneráveis às complicações oculares como a Retinopatia Diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.
O que é o check up ocular? Ele consiste em uma avaliação clínica de rotina realizada, na maioria das vezes, no consultório oftalmológico. Inclui entre os exames, por exemplo: acuidade visual, avaliação da pressão ocular, exame microscópico dos olhos e exame do fundo de olho. Inúmeras doenças oculares são silenciosas e podem progredir rapidamente, independente da idade, por isso sua importância é significativa para a saúde dos olhos.
ALGUNS HÁBITOS NA ROTINA AJUDAM A PRESERVAR A SAÚDE OCULAR.
Realizar o check up anual é essencial para a saúde dos olhos. Entretanto, alguns cuidados diários também ajudam a garantir uma visão de qualidade:
- Proteja os olhos dos raios UV;
- Evite coçar a região dos olhos;
- Não utilize colírio sem indicação médica;
- Sempre limpe a região dos olhos;
- Use protetor ocular em situações de risco;
- Não compartilhe produtos de maquiagem;
- Procure o oftalmologista ao sentir qualquer desconforto ocular.
CUIDADOS COM OS OLHOS NO VERÃO
Final de ano não lembra apenas da necessidade de realizar check up ocular, mas também de tomar alguns cuidados com a chegada do verão. Fique de olho nestas dicas:
1 – Use óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB;
2 – Dê preferência às lentes de contato descartáveis para reduzir riscos de contaminação e evite usá-las no mar ou na piscina;
3 – Em caso de mergulhos na piscina ou no mar, use óculos próprios para isso, a fim de evitar alergias ou irritações oculares ligadas ao sal ou ao cloro;
4 – Use produtos para o rosto ou cabelo com cuidado, evitando que com o suor eles possam cair nos olhos, gerando irritação;
5 – Não compartilhe toalhas e demais materiais de uso pessoal;
6 – Abuse de proteções como chapéus e bonés.
O cuidado com nossos olhos é um hábito que devemos manter ao longo da vida. Nesse sentido, os exames oftalmológicos garantem a manutenção de uma boa qualidade visual e, também, de vida. Portanto, não deixe de realizá-los periodicamente. E, lembre-se, ao sinal de que algo não está bem com sua visão, procure imediatamente o oftalmologista. No mais, aproveite 2022 e o verão recém iniciados!