Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA SAÚDE OCULAR

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS
GLAUCOMA E TRANSPLANTE DE RETINA

Homem maduro realizando exame oftalmológico

Os avanços tecnológicos, sem sombra de dúvidas, trazem inúmeros ganhos para a área da saúde. E a oftalmologia é uma das que se beneficia muito disso. Sabe-se que os exames atuais são bastante assertivos. Seus diagnósticos são mais precisos por conta das inovações em aparelhos e instrumentos, além disso, os procedimentos tornaram-se rápidos, eficientes e seguros. Entre os tratamentos beneficiados pelo uso de tecnologias avançadas, nos últimos anos, estão os do glaucoma e os de transplantes de retina.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO TRATAMENTO DO GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e que é capaz de levar à perda progressiva e irreversível da visão. Entretanto, quando diagnosticado precocemente, há maiores chances de retardar a progressão da doença e preservar a visão.

TECNOLOGIAS AVANÇADAS E RECENTES NO TRATAMENTO DO GLAUCOMA

Cirurgia minimamente invasiva do glaucoma MIGS (Minimal Invasive Glaucoma Surgery) : este é um procedimento que utiliza técnicas menos invasivas e com baixo risco para reduzir a pressão intraocular por meio da drenagem do humor aquoso. Entre seus outros benefícios, estão o mínimo trauma no tecido-alvo e a rápida recuperação.

Entretanto, nem todos pacientes beneficiam-se desse tipo de tratamento. Sua indicação é especialmente para os hipertensos oculares ou com quadro de glaucoma de leve à moderado, em um estágio controlado, desde que possuam o ângulo aberto. Alguns exemplos de MIGS, provenientes dos avanços tecnológicos recentes, incluem o implante ocular de dispositivos microscópicos como o Stent,o CyPass e o XEN;

Avanços Tecnológicos na Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma

Terapia com laser: o laser é outro instrumento proveniente dos avanços tecnológicos utilizado em muitos procedimentos, desde os estéticos até os mais ligados a questões de saúde. No caso do tratamento para o glaucoma, usa-se para reduzir a pressão intraocular e prevenir danos adicionais ao nervo óptico. Geralmente, recomenda-se quando as medicações oculares, como os colírios, por exemplo, não estão surtindo o efeito desejado. Seu uso, porém, contempla somente pacientes que possuam o glaucoma de ângulo aberto, o mais prevalente. Realiza-se o tratamento de várias maneiras, incluindo trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) e iridotomia a laser;

Monitoramento remoto: uma das mudanças que a pandemia trouxe para a área da saúde foi o desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento remoto. Estas permitem consultas médicas em que não só os oftalmologistas podem acompanhar o progresso do glaucoma , como também enviar receitas digitais e ajustar o tratamento à distância. Isso ajuda a reduzir a necessidade de consultas presenciais e melhora a eficácia do tratamento.

TRANSPLANTES DE RETINA E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Os transplantes de retina são uma opção terapêutica para algumas doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI),o descolamento de retina e a retinopatia diabética. E, embora ainda esteja em fase experimental, há avanços tecnológicos significativos na pesquisa deste tipo de procedimento , tais como:

Células-tronco: as células-tronco são capazes de se diferenciar em muitos tipos de células, incluindo as da retina. Seu uso está sendo estudado como forma de terapia, uma opção para o transplante de retina, na esperança de que as células transplantadas possam substituir as danificadas e melhorar a visão;

Implantes eletrônicos: os implantes eletrônicos, assim como o Argus II, são dispositivos que estimulam as células da retina a produzir uma visão artificial. Estes são implantados diretamente na retina e conectados a um dispositivo externo que controla a estimulação;

Tomografia de Retina em Mulher Jovem

Terapia genética: usa-se a terapia genética no tratamento de doenças oculares que têm uma base genética. A mesma consiste em introduzir genes saudáveis em células danificadas da retina a fim de corrigir o problema subjacente;

Microcirurgia: a microcirurgia é uma técnica que permite a transferência de tecido da retina de um local para outro. Para isso, colhe-se o tecido do olho de um doador e transplantado para o olho do receptor, onde pode ajudar a restaurar a função da retina.

E AS PESQUISAS CONTINUAM AVANÇANDO

Embora ainda haja desafios significativos a superar na área da saúde em geral, é inegável que essas tecnologias representam avanços promissores na pesquisa que envolve o tratamento das doenças oculares. No entanto, vale lembrar que muitas dessas técnicas ainda estão em fase experimental e devem ser realizadas somente por oftalmologistas altamente treinados e qualificados.

Ainda assim, pode-se afirmar que os avanços tecnológicos das técnicas cirúrgicas e dos tratamentos para as doenças oculares têm permitido uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, por meio da realização de procedimentos cada vez mais seguros, precisos e eficazes.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp