Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinicazucchetto/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
O OUTONO E A DOENÇA OCULAR. - Clínica Zucchetto

Rua Garibaldi 444, sala 201

Caxias do Sul- RS, 95080-190

📞(54) 3536-7773 / (telefone)
📲 (54) 99169-8306 (whatsapp)

Segunda- Sexta: 08:30 - 18:00

notícias:

A Clínica Zucchetto está, sempre, de olho nas novidades do mundo da oftalmologia. Acompanhe algumas das maiores notícias e adentre neste mundo conosco, com a qualidade, conhecida, que sempre prestamos nossos serviços.

O OUTONO E A DOENÇA OCULAR.

Outono e Doença Ocular

O outono é a estação do ano em que doença ocular é frequente. Isso porque traz como características a pouca incidência de chuva, o ar seco e as mudanças de temperatura repentinas. Tais características, por vezes, acabam por agravar doenças respiratórias e provocar irritações alérgicas, inclusive, as oculares.

alergia ocular

Sintomas como coceira, desconforto, irritação e sensibilidade  nos olhos são causados tanto pelo aumento da poluição no ar como pela redução de chuva. Com a baixa umidade do ar e o tempo seco, torna-se comum o aumento dos casos de doenças oculares ligadas ao clima, como a Síndrome do Olho Seco e as Alergias Oculares. 

Alergia Ocular no Outono

A alergia ocular pode atingir todas as idades e, se não for tratada adequadamente,  poderá evoluir para um quadro ocular infeccioso grave. Nesta época do ano, os olhos ficam menos lubrificados e estão mais expostos à poluição; ficamos, então, mais propensos a alergias e infecções. Em nosso cotidiano, nem sempre podemos evitar o contato com agentes alérgenos como pólen, produtos de limpeza, pelos ou ácaros, entre outros.

criança com síndrome do olho seco

Os principais sintomas de alergia ocular são a vermelhidão e a coceira, além de outros mais comuns, quando há infecção bacteriana, como olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ardência e secreção com pus. Entretanto, é possível prevenirmos esta doença ocular no outono com hábitos bem simples:

  • evitar plantas, flores e animais com pelo dentro de casa;
  • manter os ambientes limpos e arejados , livres de objetos que acumulem pó em excesso;
  • substituir a vassoura por aspirador de pó;
  • evitar esfregar ou coçar os olhos;
  • usar soro fisiológico para lavar os olhos em caso de irritação ou presença de secreção;
  • fazer compressas de água fria para reduzir a sensação de ardência nos olhos;
  • realizar vacinas antialérgicas quando indicadas por médico, método reconhecido como imunoterapia;
  • recorrer ao oftalmologista para que possa ser avaliada a extensão e a causa da alergia e receber o melhor tratamento.

 Síndrome do Olho Seco no Outono

A Síndrome do Olho Seco é caracterizada pela pouca ou má qualidade da lágrima, o que acaba deixando a superfície dos olhos seca. Sua causa é a baixa umidade do ar e o ressecamento da região ocular.

A poluição, o excesso de exposição ao sol, o vento, a exposição ao ar condicionado ou a ambientes que tornam o ar mais seco são fatores que atuam como facilitadores desta doença ocular no outono. Além disso, ver televisão por longos períodos, utilizar computadores, tablets e outros dispositivos digitais , por longos períodos, também originam olho seco.

No olho seco, a vermelhidão e ardência ou coceira nos olhos são os sintomas mais frequentes. Ou seja, os olhos lacrimejantes, a irritação excessiva do olho quando exposta ao fumo ou vento e o desconforto e complicações com o uso de lentes de contato são também sintomas frequentes nos olhos secos.

olho seco no outono

Medidas que podem prevenir ou tratar o problema dos olhos secos são mudanças nos hábitos quanto a utilização do computador ou outros dispositivos digitais;  adaptação da iluminação no local de trabalho e em casa;  evitar ambientes com ar condicionado ; usar vasilhas de água para umedecer os ambientes; beber bastante líquido e, além disso, incluir  frutas e verduras ricas em vitaminas A e E na alimentação, entre outros.

Entretanto, o diagnóstico deverá ser efetuado por um médico oftalmologista. Jamais utilize colírios, por exemplo, por conta própria.

Conjuntivite no Outono

Apesar de não ser grave, a conjuntivite é altamente contagiosa e pode causar muito desconforto. Nesta época, em que há frequente alteração do clima e a umidade do ar é baixa,   aumentam as incidências de conjuntivite, principalmente as do tipo alérgica e viral.

A conjuntivite é caracterizada por uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Os sintomas mais recorrentes são o inchaço das pálpebras, o lacrimejamento intenso, a sensação de areia ou cisco, a visão borrada, a coceira e a secreção mais intensa pela manhã, por exemplo. Ela pode durar cerca de 15 dias. O olho vermelho também está entre os sintomas, porém não pode ser considerado isoladamente como indício da doença ocular no outono, por isso a importância de recorrer ao oftalmologista para avaliar o caso.

conjuntivite

Como forma de prevenção, os oftalmologistas indicam lavar as mãos frequentemente; não compartilhar objetos pessoais; evitar levar as mãos aos olhos; evitar aglomerações e, além disso, não permanecer em locais fechados.  

Para evitar doenças oculares no outono, certamente a visita ao médico oftalmologista é fundamental.  Ele indicará a realização de exames fundamentais para o diagnóstico da doença e o melhor tratamento para o caso.

Categorias

Fique por dentro!

Veja as novidades:

CRIANÇAS: LENTES DE CONTATO OU ÓCULOS DE GRAU?

Garantir a saúde ocular é primordial em qualquer fase e para qualquer indivíduo, especialmente para as crianças! Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos, aquele que pode nos proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ter olhos saudáveis é essencial para o desempenho eficaz de tarefas diárias, aprendizado, trabalho e lazer. 

SAIBA MAIS »

DALTONISMO INFANTIL

O daltonismo é caracterizado como uma condição genética que afeta a percepção das cores, o que torna difícil para quem a possui distinguir certas tonalidades.

SAIBA MAIS »

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CATARATA

A maioria das pessoas tem conhecimento de que a catarata é uma condição ocular que afeta a visão, especialmente em idosos. No entanto, nem sempre sabe quais são os fatores de risco para desenvolvê-la e também ignora que ela independe de idade para se manifestar.  

SAIBA MAIS »

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp